Quando história e tradição se unem, o resultado é um local cheio de inspiração para uns dias em família…
Esta quinta remonta a muitos séculos atrás, nas Inquirições de D. Afonso III, de 1258, era referenciada a Quintana do Outeiro, pertencente a D. Urraca April mulher de D. Afonso II e filha de D. Afonso IX, de Castela.
Consta-se que mandaram fazer na quinta um castelo, tendo por isso começado a designar-se como Quinta de Castelhão. Dessa época não restaram construções, é provável que as casas existentes tenham sido construídas com pedras das ruínas das antigas fortificações.
Existe na quinta um pequeno fontanário que se supõe ser muito antigo, assim como alguns fragmentos de relógios de sol.
Não se sabe ao certo quando foram construídas as casas, no entanto existe um registo de que em 27 de Fevereiro de 1801 nasceu aqui António Manuel Duarte Salema de Amorim, que foi Capitão de Milícias e senhor da Casa de Castelhão.
A quinta foi durante muito tempo propriedade da família Pinheiro, tendo nela morado várias gerações dessa família, incluindo o pároco da freguesia Padre Domingos Pinheiro.
Em 1972 a quinta foi adquirida pelos atuais proprietários, que aqui desenvolveram várias atividades agrícolas, nomeadamente produção de vinho, cereais, kiwis e limão e onde criaram os seus sete filhos.
Mais recentemente a quinta especializou-se na produção de limão, tendo para cima de mil e quinhentas arvores deste fruto.
Com esta especialização da atividade e com a saída gradual dos filhos, a casa foi-se esvaziando e outras construções, como a casa dos caseiros, adegas e celeiros ficaram sem utilização. Sendo o espaço muito amplo, tranquilo e onde se respira um ar revigorante cheio de ruralidade, surgiu a ideia de o transformar para Turismo Rural e assim aconteceu. Iniciou-se a reconstrução dos edifícios em 2019 e em janeiro de 2022 a Quinta de Castelhão abriu as suas portas aos turistas.
Na reconstrução tivemos o cuidado de manter a traça o mais possível, mas ao mesmo tempo criar espaços bonitos e confortáveis onde os hóspedes se sintam bem.
A nossa pretensão é proporcionar aos turistas um ambiente calmo e acolhedor e o contacto com o meio rural, a natureza, as tradições e os costumes da região.
Distinguimo-nos por um atendimento personalizado e enquadrado num ambiente familiar, tentamos dar ao hospede o acolhimento que daríamos a um parente que nos visitasse.
Venha visitar-nos e fazer também parte da nossa história!
A WordPress Commenter
Hi, this is a comment.
To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
Commenter avatars come from Gravatar.